Afinal, quais os benefícios da biotina?

Afinal, quais os benefícios da biotina?

A Biotina, também conhecida como B7, vitamina do complexo B, ou vitamina H, é um hidrossolúvel, levada aos tecidos pela circulação e absorvida pelo intestino através das bactérias. A vitamina é adquirida ao consumir alimentos ricos em biotina e também pode ser ingerida através de suplementos de B7 sob orientação de nutricionista ou um médico especializado.

Biotin

É relacionada ao metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos e o nosso corpo não é capaz de armazená-la, com o excesso sendo eliminado através da urina e das fezes; sendo assim, a vitamina deve ser reposta diariamente. A biotina é uma coenzima com alta capacidade de sintetizar nutrientes, nessa função de metabolizar os macronutrientes ela acaba sendo aliada em dietas e traz benefícios para o corpo todo.

A importância da Biotina

A vitamina H é essencial para um bom funcionamento das células do nosso corpo. Muito presente em diversos alimentos, é difícil alguém que tenha ausência ou deficiência desse hidrossolúvel, mas acontece. A falta da biotina acaba diminuindo os níveis de nutrientes presentes no corpo e esse tipo de situação causa queda de cabelo, pele ressecada, retardo no desenvolvimento, fraqueza nas unhas e cabelos, dermatite, calvície entre outras alterações no couro cabeludo, conjuntivite, dores musculares e aumento da glicemia. Por isso a importância de sempre estar repondo a vitamina.

Os benefícios decorrentes da vitamina B7

Os benefícios da Biotina são muitos. Tanto para a aparência quanto para o interior, a vitamina faz toda a diferença no nosso corpo no dia a dia. Esta coenzima ajuda muito na produção de queratina, que é a proteína principal do fio de cabelo. Sendo assim, a biotina é muito utilizada nos medicamentos para tratamentos de queda e calvície, para fortalecer e reconstruir o fio. Fortalece também as unhas, beneficia a pele, o sistema nervoso e auxilia na absorção correta dos nutrientes.

Para além desses benefícios já citados, devido a essas melhorias no processo digestivo, isso acaba controlando os níveis de açúcar no sangue, mantendo a insulina baixa e diminuindo o acúmulo de gordura abdominal, acelerando o metabolismo. A vitamina contribui também na redução do colesterol e dos triglicerídeos, consequentemente diminui os riscos de hipertensão e problemas circulatórios. Devido a biotina ser diretamente ligada ao metabolismo, um suplemento dela junto com uma dieta pode auxiliar na perda de peso.

Onde encontrar a biotina – Loja Menspharma

Essa vitamina pode ser encontrada em diversos alimentos, como nos amendoins, avelã, farelo de trigo, noz picada ou amêndoa, tomate, gema do ovo, cebola, couve flor, alface, cenoura, leite e derivados, espinafre, batata, cogumelo, carne de ave e de gado, espinafre entre outros. Uma dieta diária balanceada incluindo esses alimentos vai trazer os benefícios da biotina conforme o tempo e sua rotina de alimentação.

Quando a vitamina é recomendada para alguma finalidade específica, como para tratamentos capilares ou como acompanhamento a uma dieta para treinos de emagrecimento ou modelar o corpo, normalmente se recomenda a biotina em cápsulas vendidas em farmácias, na internet ou em lojas de suplementação alimentar. Nesses casos, é necessário o acompanhamento de um profissional especialista e a venda é feita após apresentar a prescrição médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?